" Nada melhor que as tradições para revigorar a saúde da nossa alma brasileira" Mário de Andrade
Fui convidada pelo amigo Benjamim Abras, conhecer a brincadeira de Boi do bairro Concórdia, em Belo Horizonte. Achava que ia encontrar umas dezenas de crianças brincando, correndo atrás do boi. Qual foi minha surpresa.
Sentei com Jéssica num bar da esquina da rua, a Dona do Bar disse que não podia colocar cadeiras na porta porque o Boi ia passar. Comecei a ficar mais curiosa. Na rua apenas umas cinco crianças. Como poderia algumas mesas atrapalhar a passagem do Boi?
- É muita gente. Vem muita gente vê esse boi. ( um rapaz da mesa ao lado fala, percebendo que não éramos da localidade).
Aos poucos ia chegando gente e mais gente, mais gente... Crianças, adultos, adolescentes, rapazes, moças, todos à rua, brincando e entoando a canção do Boi.
A ê o Boi!
O mais gostoso era ouvir os timbres agudíssimos das crianças. ( muito prazer senti, hoje sei porque fiquei tão emocionada. 1 - um brinquedo tão simples da cultura popular ainda consegue aglomerar centenas de pessoas. 2 - As crianças adoram a brincadeira. Bom sinal de continuidade).
A ê o Boi!
O Boi do bairro Concórdia, anuncia a Festa do Reino Treze de Maio da Dona Isabel. O Boi sai do dia 1 ao dia 10, brincando e arrecadando dinheiro para a festa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário