A Tropicália, Tropicalismo ou Movimento tropicalista foi um movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência das correntes artísticas de vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira. O movimento manifestou-se principalmente na música,cujos maiores representantes foram Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Torquato Neto, Os Mutantes e Tom Zé.
O centro de estudos Madre Blanche, todos os anos, escolhe um artista, ou estilo para ser estudado na escola. Ano passado, a Bossa Nova invandiu as atividades pedagógicas e os alunos apresentaram no Teatro de Arena Sérgio Cardoso o Musical MENINAS NA BOSSA, interpretando clássicos como: Desafinado, Chega de Saudade, entre outros.
Naquela ocasião, o público presente, ousado, sugeriu uma continuidade do Projeto, apresentando o TROPICALISMO como tema. Não havendo restrições, no início do segundo semestre de 2010, começou-se o estudo , ouvir as canções, conhecer seus interpretes, fundadores. As músicas foram apresentadas, as que caíram no gosto dos alunos e alunas iam sendo repetidas, até se constituir um repertório de 12 canções ( Tropicália, Domingo no Parque, Panis et circense, Back Bahia) , a essas foram incorporadas elementos do teatro, música, dança e artes visuais. Para dar ao espetáculo um mistura regional, o Grupo Caçuá foi convidado a fazer o acompanhamento musical, junto a esse, guitarras , teclado e baixo se encarregam de fazer a junção do pop com o Regional.
Quem for assistir o espetáculo vai ver uma brincadeira de crianças, as canções foram inseridas no universo infantil e as cenas construídas a partir de informações vindas de cada um.
Estudantes Participantes:
Fernanda Aragão(8) ,Edna Laís (11), Marina Rafaela (11), Flávio Roberto (10), Edgina Figuredo (9), Ana Regina (8) e Ana Carolina (9).
A Direção do Espétaculo - Linete Matias.
MUSICAL TROPICALISMO É SHOW
DIA 20 DE NOVEMBRO
TEATRO JOFRE SOARES - SESC CENTRO
SESSÕES- 16 h E 1930h
R$ 10,OO E 5,00

Nenhum comentário:
Postar um comentário