segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Há Fogueiras

A sentinela.
Velar um morto.
Guardar defunto.
Roda de Histórias...
Fogueira acesa...

Ainda é comum em minha cidade ascender uma fogueira na porta da casa quando alguém morre. Fogueira aquece o coração e chama histórias.
Por esses dias velei um defunto, nas primeiras horas todo mundo calado, depois a conversa vai surgindo espontâneamente. Formam-se grupos. Homens , mulheres , crianças, adolescentes, cada um a prosear, poucas vezes toca-se no nome do falecido.
- Eita, chegou a Lúcia! Alguém anuncia.
Ela, contadora de histórias, percebe o momento e distribui histórias para todos. É uma fartura de histórias!
- Eu sempre tive a memória muito boa, se eu estudasse quando eu era pequena, eu ia longe, mas só vim estudar agora na escola dos "veios". Eu aprendi contar histórias com um primo meu, ele sabia muitas, agora ele só contava histórias com uma garrafa de cachaça do lado. Minha mãe também contava, ai eu aprendi...antigamente era assim...a gente ia toda noite para uma casa, pra casa da gente que era amigo, ai botava a esteira na porta e cada um contava história, era assim...Eu sei muitas histórias...

Nenhum comentário:

Postar um comentário